Compartilhe este texto

Grupo é preso por usar documentos falsos de 200 professores para fazer empréstimos em Manaus

Por Portal Do Holanda

18/05/2024 11h32 — em
Policial


Grupo falsificava documentos usando dados de professores da rede estadual /Foto: Divulgação

Manaus/AM - A Polícia Civil do Amazonas prendeu, na sexta-feira (17), cinco integrantes de um grupo criminoso que usava documentos falsos de professores da rede estadual para fazer empréstimos, em Manaus. Os envolvidos não tiveram nomes divulgados pela polícia. 

De acordo com a polícia, o grupo atuava de forma organizada, utilizando documentos falsos de cerca de 200 professores para realizar empréstimos em bancos e instituições financeiras, variando entre valores de R$ 50 a 80 mil. Estima-se que os criminosos tenham faturado cerca de R$ 800 mil com a prática ilícita.

Segundo o delegado Cícero Túlio, titular do 1ºDIP, as investigações iniciaram há cerca de um mês. "Identificamos a existência dessa quadrilha que era operada por criminosos subdivididos em diversos grupos. Sendo um núcleo dessa quadrilha responsável por realizar os furtos de identidade junto a setores de achados e perdidos de entidades públicas e privadas", explicou. 

Ainda conforme a polícia,  o grupo usava produtos químicos para alterar os documentos de identidade furtados. "Existia uma parte da quadrilha responsável por coletar dados exclusivos de servidores públicos da rede de ensino estadual aqui do Amazonas, e a partir daí montavam essas identidades e repassaram para outra parte da quadrilha que se dirigia às instituições bancárias". 

De acordo com o delegado, usando as informações dos professores, os suspeitos realizavam empréstimos consignados de forma fraudulenta. "A partir que os empréstimos caíam nessas contas que eram abertas com as documentações falsas eles passavam a escoar os valores ilícitos para outras contas de terceiros, inclusive contas de empresas que eram administradas pelo grupo.", detalhou. 

No total, sete pessoas tiveram participação no esquema, sendo cinco delas presas na sexta-feira (17). Outros dois suspeitos estão sendo procurados pela polícia. 

Ainda conforme o delegado, as vítimas foram orientadas a procurar as instituições bancárias que concederam os empréstimos de forma fraudulenta aos integrantes do esquema, para sanar a dívida. As pessoas que foram lesadas pelos criminosos também podem procurar a delegacia para registrar o caso.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Policial

+ Policial