Delphina Aziz é indicado como referência para pessoas com coronavírus em Manaus

Por Portal do Holanda

17/03/2020 13h10 — em Coronavírus

HPS Delphina Aziz dispõe de 50 leitos e equipamentos de ponta - Foto: Diego Peres/Secom

Manaus/AM - O HPS Delphina Aziz pode ser indicado como unidade hospitalar de referência para fazer tratamento de pessoas acometidas pelo coronavírus em Manaus. A solicitação foi efetivada ao governo estadual pelo deputado federal  Alberto Neto (Republicanos/AM), com a justificativa de reduzir riscos de disseminação da doença.

O hospital da zona Norte tem os equipamentos e espaços mais adequados para atender a demanda de pacientes com suspeita e diagnóstico do coronavírus, segundo o parlamentar. Alberto Neto explica ainda que concentrar os atendimentos em um hospital pode colaborar com o controle do vírus.

“Sugeri o uso do hospital da zona Norte por dois motivos: primeiro que os pacientes precisam ter o melhor atendimento possível, em uma unidade que tenha leitos, equipamentos de respiração mecânica e UTI. Além disso, o risco de contaminação é muito maior se colocarmos esses pacientes em hospitais diferentes”, disse.

O HPS Delphina Aziz possui 30 leitos adulto e mais 20 infantil; parque de imagem com equipamentos completos para tomografia e ressonância; enfermaria pediátrica e adulta centro cirúrgico.

O último boletim divulgado pela Fundação de Vigilância em Saúde (FVS) informa que o Amazonas possui atualmente um caso confirmado de coronavírus, 10 casos descartados e quatro em investigação.


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Coronavírus