Pazuello anuncia compra de 100 milhões de doses de vacina do Butantan

Por Portal do Holanda

07/01/2021 16h22 — em Coronavírus

Ministro estipulou três eventuais prazos para início da vacinação. Reprodução/Globo News

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, anunciou nesta quinta-feira (7), que a pasta assinou contrato com o Instituto Butantan para o fornecimento de 100 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19. Serão 46 milhões de doses até abril e mais 54 milhões até o fim do ano.

De acordo com Pazuello, o memorando da compra foi assinada em outubro. A produção do instituto será incorporada ao Plano Nacional de Imunização (PNI), o que garante a distribuição em todo o país.

"O Brasil é o único país com parque para fabricação de vacinas. Estamos investindo em duas linhas de produção do país há meses: Fiocruz e Butantan. Compramos cerca de R$ 2 bilhões por ano em vacinas do Butantan", declarou.

Pazuello estipulou três eventuais prazos para o início do calendário de vacinação: a partir do dia 20 de janeiro (com vacinas do Butantan, caso a Anvisa autorize); em média prazo, entre 20 de janeiro a 10 de fevereiro, com vacinas produzidas no Brasil; e, na hipótese mais alongada, do dia 10 de fevereiro até março, caso haja algum problema na produção dos imunizantes.

A previsão de fornecimento varia entre 9 e 15 milhões de doses por mês, a depender da fornecedora. "Nossos produtores vão produzir 30 milhões de doses por mês, considerada suficiente para executar o plano de imunização", disse Pazuello. 


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Coronavírus