Cinco são presos por aplicar golpe com falsas pesquisas sobre a covid-19

Por Portal do Holanda

13/09/2021 10h27 — em Coronavírus

Foto: Ilustrativa/ Pixabay


A Divisão Especializada de Investigações Criminais (Deic), de Sorocaba (SP) prendeu na manhã desta segunda-feira, cinco suspeitos que aplicavam golpes fingindo ser agentes de saúde. Eles realizavam falsas pesquisas sobre a covid-19. A ação tinha o objetivo de conseguir dados das pessoas para depois cometer crimes, como clonar WhatsApp e pedir dinheiro de familiares e amigos. 

Os suspeitos ligavam para pessoa e pediam o código de validação enviado pelo WhatsApp para clonar os números. Com acesso ao WhatsApp da pessoa, eles entravam em contato com familiares e amigos para pedir dinheiro. 

A operação foi batizada de "Ripley", prendeu cinco suspeitos e cumpriu 12 mandados de busca e apreensão, Além das prisões, também foram apreendidos equipamentos eletrônicos e comprovantes das fraudes, que vão ser analisados pela Polícia Civil.


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Coronavírus