Bizarro! Mesa de vidro explode DO NADA a apavora moradores; veja vídeo

Por Portal do Holanda

14/08/2021 9h04 — em Coronavírus

Foto: Divulgação

A cena parece de filme, inclusive pelo susto causado inicialmente em dois jovens que realizavam algumas tarefas na sala. Um deles arrasta uma pequena mesa redonda e toca na mesa de jantar maior, ocorrendo nesse instante a explosão do vidro.

O fato aconteceu em Melbourne, na Austrália, e foi gravado por uma câmera de vigilância. Na descrição do vídeo, o jovem que movimentou a mesa menor se pergunta qual a razão do estilhaçamento e porque uma empresa não trabalha para evitar que isso aconteça com outras pessoas, informaram sites que reproduziram a filmagem. 

Especialistas explicam que, na verdade, o vidro já é temperado exatamente por esse motivo: para que ao se fragmentar não cause ferimentos em ninguém.

Entre as principais causas da quebra espontânea do vidro temperado está o desequilíbrio em tensões residuais, que podem ser proporcionadas por bordas lascadas ou cortadas durante a instalação, estresse causado pela fixação na moldura da mesa, tensões térmicas no vidro e, lógico, espessura inadequada para resistir a altas cargas.

O vidro temperado se quebra em muitos pedaços pequenos e sem arestas afiadas, evitando o perigo de ferimentos e fragmentos voadores.

Da mesma forma, panelas de vidro temperado também podem estilhaçar inesperadamente devido ao estresse térmico resultante de mudanças de temperatura durante o uso. Por isso, especialistas avisam não ser uma boa ideia tirar a panela do fogo e colocar em cima da pia.


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Coronavírus