Amazonas entrará em fase de aceleração descontrolada do coronavírus

Por Portal do Holanda

04/04/2020 16h55 — em Coronavírus

Vista de cima de Manaus, capital do Amazonas. Foto: Unsplash

Manaus/AM - O Amazonas, junto com mais 3 estados e o Distrito Federal, podem estar em transição para aceleração descontrolada do coronavírus. A informação foi confirmada neste sábado (4) em coletiva do Ministério da Saúde, pelo secretário-executivo do órgão, João Gabbardo dos Reis.

Distrito Federal, São Paulo, Ceará, Rio de Janeiro e Amazonas são os estados que sofrerão um aumento mais avançado em relação a todo o Brasil.  

"É uma transição que nós saberíamos que aconteceria. São cinco estados que possivelmente vão passar de fase mais rapidamente. O aumento de casos deve ocorrer nas próximas semanas", informou Gabbardo.

Ao explicar o motivo disso acontecer primeiro com estes estados, ele afirmou: "Nós prevíamos isso desde o início. São os estados em que há uma relação de viagens internacionais maior. (...) O Amazonas tem uma relação muito forte comercialmente e de pessoas que transitam em função de negócios, que é o que ocorria na Zona Franca de Manaus.".

No entanto, ele explicou que quando o inverno chegar ao Brasil, a situação migre para os estados mais frios: "Quando comecar o inverno deve haver uma migração para os estados do Sul, como Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, que passarão a ter o maior número de casos.".

 


+ Coronavírus