Wilker Barreto consegue na Justiça direito à participação no 1º debate de candidatos à Prefeitura de Manaus
Manaus/AM - O deputado estadual Wilker Barreto (Mobiliza), assegurou sua presença no primeiro debate eleitoral entre os candidatos à Prefeitura de Manaus, que será realizado nesta quinta-feira (8), pela Band Amazonas.
A confirmação vem após o candidato solicitar um requerimento para participar do debate. A decisão foi tomada pelo juiz eleitoral da 32ª Zona Eleitoral de Manaus, Roberto Santos Taketomi, que deferiu liminar a favor de Barreto.
O juiz determinou que a emissora o inclua no debate, após a exclusão do pré-candidato, e estabeleceu uma multa de R$ 25.000,00 para o caso de descumprimento da decisão. A ação foi movida pelo Diretório Municipal do Partido Mobiliza, representado pelos advogados Luís Felipe Avelino Medina e Ewerton Almeida Ferreira.
O debate estava inicialmente planejado para contar com seis candidatos, mas com a ausência da pré-candidata Natália Demes (PSOL), uma vaga ficou disponível. Apesar disso, a Band Amazonas decidiu manter apenas cinco participantes, excluindo Wilker Barreto.
Na sua decisão, o juiz Taketomi enfatizou a importância de tratar todos os pré-candidatos de maneira igualitária, conforme o artigo 36-A da Lei 9.504/1997, que regula a participação em debates eleitorais. A exclusão de Barreto foi considerada prejudicial à equidade do processo eleitoral e à oportunidade de apresentar suas propostas.
Agora, apenas o candidato Gilberto Vasconcelos está fora da lista dos confirmados no debate.
Clique para baixar arquivo
Veja também
ASSUNTOS: Manaus