CMM aprova mudança no regimento e libera sessões virtuais e híbridas
Manaus/AM - A Câmara Municipal de Manaus (CMM) aprovou, nesta segunda-feira (17), em primeira discussão, um projeto que altera o Regimento Interno para permitir a realização de sessões virtuais e híbridas em situações excepcionais. A proposta também recebeu um jabuti que modifica regras da eleição da Mesa Diretora, autorizando o presidente da Casa a convocar o pleito com antecedência mínima de dois dias.
Por se tratar de mudança regimental, a votação exigia quórum qualificado, permitindo que o presidente David Reis também participasse. O projeto foi aprovado por 28 votos a favor e 11 contrários. A vereadora Yomara Lins não compareceu e o vereador Rosinaldo Bual, preso, foi considerado impedido. Antes da votação principal, a base governista chegou a ser derrotada na análise dos pareceres, por 25 votos a 14, o que levou à suspensão temporária da sessão para reorganização da articulação política.
No retorno, o cenário se inverteu e o mérito da proposta foi aprovado. Votaram contra o texto os vereadores Amaury Gomes, Rodrigo Guedes, Coronel Rosses, Capitão Carpê, Ivo Neto, João Paulo Janjão, Rodrigo Sá, Sargento Salazar, Raiff Matos, Thaysa Lippy e Zé Ricardo. A proposta permite instituir sessões remotas como alternativa em casos excepcionais, medida que já havia sido adotada durante a pandemia, mas sem regulamentação permanente.
O projeto ainda passará por uma segunda discussão antes de ser encaminhado à sanção. A data da nova votação deve ser definida pela presidência da Casa nos próximos dias.
ASSUNTOS: Manaus