Compartilhe este texto

Bolsonaro pode ter pena reduzida, afirma relator do PL da Anistia

Por Portal Do Holanda

19/09/2025 14h21 — em
Brasil


Foto: Agência Brasil

O deputado Paulinho da Força (Solidariedade), relator do Projeto de Lei da Anistia, afirmou nesta sexta-feira (19) que o ex-presidente Jair Bolsonaro será beneficiado com a redução de penas caso o projeto seja aprovado. O PL, apelidado de “PL da Dosimetria”, busca dosar as consequências para os participantes dos atos golpistas de 8 de janeiro.

Segundo Paulinho, nem todos os crimes imputados a Bolsonaro serão alcançados pela medida, mas alguns serão reduzidos, assim como ocorrerá com outros envolvidos. “Ele será beneficiado em alguns crimes que foram imputados a ele, nós não vamos pegar todos os crimes, vamos pegar alguns, e não vai servir só para o Bolsonaro, mas para todos”, afirmou o relator à CNN.

Bolsonaro, que cumpre prisão domiciliar desde 4 de agosto, foi condenado em 11 de setembro a 27 anos e 3 meses de prisão pelo Supremo Tribunal Federal por envolvimento em trama golpista. Paulinho da Força destacou que a proposta busca atender ao Congresso e à população que deseja reduzir a polarização política. “O que a gente precisa é beneficiar uma parte das pessoas, reduzindo as penas”, afirmou.

O relator também disse que ouvirá todas as bancadas da Câmara na próxima semana antes de tentar votar o texto. Ele ressaltou que crimes graves contra a democracia e o Estado de Direito não serão contemplados pelo projeto, mas que outras situações podem ser tratadas em propostas futuras.

O PL da Anistia tem gerado debates acalorados no Congresso e entre especialistas jurídicos. Enquanto aliados de Bolsonaro veem o projeto como uma forma de justiça e pacificação, críticos argumentam que a medida poderia enfraquecer o sistema penal e gerar impunidade para participantes de atos golpistas. Paulinho afirmou que pretende finalizar a tramitação rapidamente, ouvindo as diferentes bancadas para construir consenso.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Julgamento STF 2025, Julgamento STF 2025, Brasil

+ Brasil