Bolsonaro planeja pedir prisão domiciliar caso seja condenado
O ex-presidente Jair Bolsonaro pretende solicitar ao Supremo Tribunal Federal (STF) a permanência em prisão domiciliar caso seja condenado no julgamento dos atos golpistas, que deve ser concluído ainda nesta semana.
Segundo a Folha de S. Paulo, a estratégia da defesa é esgotar todas as possibilidades de recurso e, caso não haja reversão da condenação, pedir que ele cumpra a pena em casa por motivos de saúde. As penas podem ultrapassar 40 anos de prisão.
Bolsonaro já se encontra em regime domiciliar desde o início de agosto, após descumprir medidas cautelares determinadas pelo ministro Alexandre de Moraes.
A principal incerteza entre os aliados do ex-presidente seria o tempo da pena e na definição do local de cumprimento — se em casa, na carceragem da Polícia Federal ou no presídio da Papuda, em Brasília. Mas até a efetivação da prisão, caso condenado, a defesa ganharia tempo para comprovar com laudos médicos o estado de saúde do ex-presidente para embasar o pedido de manutenção da prisão domiciliar.
Ainda segundo a publicação, esse movimento em direção à prisão domiciliar ganhou força após Bolsonaro optar por não comparecer às sessões de seu julgamento no STF. Seus advogados justificaram a ausência alegando problemas de saúde devido as crises de soluço e vômitos que ele vem enfrentando.
Veja também
ASSUNTOS: Julgamento STF 2025, Julgamento STF 2025, Brasil