Compartilhe este texto

8 Doenças que você pode pegar por compartilhar maquiagem

Por Portal Do Holanda

06/03/2017 2h52 — em
Saúde e Bem-estar


Foto: Reprodução

Para saber um pouco mais sobre essa situação, que é cada vez mais corriqueira, listamos a seguir as 8 doenças que você pode pegar através do compartilhamento de maquiagem. 

É sempre bom ficar atenta, pois infelizmente algumas doenças como herpes, conjuntivites e até mesmo micoses podem ser invisíveis em um primeiro momento, de acordo com o site R7.

1. Conjuntivite

Uma das doenças mais incômodas para os olhos, a conjuntivite, pode ser transmitida através de pincéis, delineadores e máscara de cílios que sejam emprestados para alguém que esteja contaminado com bactérias e vírus causadores da doença.

Se você precisou emprestar esses itens deve tomar alguns cuidados, os pincéis devem ser higienizados corretamente com produtos de limpeza e devem secar naturalmente.

O lápis você pode quebrar a ponta e apontar.

A máscara é melhor substituir.

2. Blefarite (Terçol)

Pouca gente conhece o terçol por seu nome médico, blefarite.

Essa doença que consiste numa inflamação na base dos cílios pode ser transmitida através do compartilhamento de itens de maquiagem que encostem na borda dos olhos.

Novamente ressaltamos a necessidade de higienizar os produtos que você compartilha com amigas.

3. Herpes

Um dos grandes riscos de compartilhar maquiagem está em dividir produtos para os lábios, como batons, gloss entre outros.

A herpes é uma das doenças mais fáceis de serem transmitidas dessa forma.

Muitas pessoas tem herpes, a doença se mantém incubada apresentando episódios de crises.

Se não deu para evitar de emprestar um batom para alguma amiga, a dica é remover a camada mais externa do mesmo com papel higiênico.

Batons e afins devem ser de uso individual.

4. Amigdalite

Esse item da lista de doenças transmitidas por compartilhar maquiagem surpreende algumas pessoas, mas saiba que a inflamação das amígdalas é uma doença contagiosa.

A amigdalite além de apresentar febre alta, pode dificultar a ingestão de alimentos por algum tempo.

5. Gripes e resfriados

Você pode pegar aquela gripe forte ou resfriado da sua amiga somente por emprestar o batom dela.

A contaminação segue a mesma lógica apresentada para os casos de herpes, a maquiagem serve como um transporte dos agentes causadores da doença de uma pessoa para outra.

6. Mononucleose ou doença do beijo

Embora o nome popular da doença nos faça acreditar que ela é transmitida somente pelo beijo não é bem assim.

A causa dessa doença é o vírus Epstein-Barr que afeta as células do nariz e da garganta.

A infecção pode ser assintomática ou apresentar febre alta, tosse e dificuldades para engolir.

A doença é transmitida especialmente por secreções orais que podem ser transmitidas através de itens de maquiagem.

7. Verrugas

Dermatologistas alertam que compartilhar maquiagem pode acarretar no surgimento de verrugas, isso porque alguns produtos ficam em contato direto com a pele e com as mucosas de pessoas que tenham esse problema.

Quando esses itens contaminados entram em contato com a pele de outra pessoa podem desencadear o processo que gera as verrugas.

8. Micoses

Quando uma pessoa tem algum tipo de micose e aplica pó compacto com um pincel, ou mesmo uma esponja, e depois empresta o item para outra pessoa, pode estar transmitindo esses micro-organismos.

Itens como pincéis e esponjas de maquiagem carregam restos de tecido orgânico e queratina que podem criar o ambiente necessário para que ocorra uma cultura de fungos.

O resultado pode ser desde uma leve dermatite até quadros clínicos sérios.

Um caso muito comentado é de uma jovem australiana que ficou tetraplégica porque usou um pincel de maquiagem de uma amiga (contaminada com bactérias) para cobrir uma espinha que estava infeccionada.

As bactérias entraram no corpo da jovem e se instalaram na coluna.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: doenças, maquiagem, Saúde e Bem-estar

+ Saúde e Bem-estar