Compartilhe este texto

Governo do Amazonas prioriza trabalho de prevenção aos desastres naturais

Por Portal Do Holanda

16/10/2017 18h29 — em
Amazonas


Foto: Reprodução

Manaus/AM- O Governo do Amazonas, por meio da Defesa Civil, vai priorizar a prevenção dos municípios em relação aos desastres naturais que afetam anualmente a população do Estado. De acordo com dados atualizados da Defesa Civil do Amazonas, nove municípios atualmente estão em situação de alerta e dois em situação de atenção em relação à estiagem. 

Nesta segunda-feira, 16, no Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), ocorreu a abertura da Oficina de Capacitação em Proteção e Defesa Civil, cujo objetivo é justamente orientar os mais de 50 gestores das defesas civis dos municípios participantes quanto às ações de prevenção e reposta aos desastres naturais característicos da região amazônica, visando 2018. 

 De acordo com o secretário, a preocupação atual do Estado é em relação ao período da estiagem. “Estamos em um período seco, o chamado verão amazônico. Isso traz alguns transtornos aos municípios afetados, com os níveis de água nas calhas mais baixos. Há uma preocupação com a trafegabilidade, o reabastecimento, assim com a manutenção dos serviços essenciais, de forma a não alterar o cotidiano das comunidades”, destacou o coronel Fernando Pires.  

 Fim da estiagem

 Os municípios que estão em situação de atenção em relação à estiagem são Humaitá e Manicoré. Em situação de alerta estão Canutama, Boca do Acre, Lábrea, Pauini, Guajará, Ipixuna, Eirunepé, Itamarati e Envira. A esperança dos moradores desses municípios é o fim da estiagem, como explica o coordenador da Defesa Civil de Pauini, Francisco Furtado.

Para o coordenador da Defesa Civil do município de Boca do Acre, Cesar Mariano, a capacitação oferecida pelo Governo do Estado é de fundamental importância para o trabalho das equipes do interior. “Essa capacitação será de grande importância. Devido ao nosso trabalho direto junto à população, precisamos saber a forma correta de como agir em situações de desastres”, destacou Cesar Mariano.

Enchente

Segundo o balanço atualizado da Defesa Civil do Estado, permanecem no prazo legal de situação de emergência, 27 municípios, dos 39 que decretaram em 2017. Foram legalmente afetadas pela enchente no Amazonas 36.350 famílias.

 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: desastres naturais, Amazonas

+ Amazonas