Compartilhe este texto

Ibama e Fiocruz firmam acordo para pesquisas com animais silvestres no Amazonas

Por Portal Do Holanda

14/06/2024 16h18 — em
Amazonas


Foto: Divulgação Ibama

Manaus/AM - O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis do Amazonas (Ibama/AM) e o Instituto Leônidas & Maria Deane, da Fiocruz Amazônia, firmaram um acordo pioneiro para conduzir pesquisa sobre patógenos, como vírus, bactérias e outros micro-organismos capazes de causar doenças, em animais silvestres na Amazônia.

O acordo de parceria técnico-científica estabelece uma cooperação de cinco anos entre o Centro de Triagem de Animais Silvestres do Ibama (Cetas/AM) e a Fiocruz Amazônia. Para Stefanie Lopes, essa iniciativa é um passo crucial para formalizar uma colaboração já existente entre as duas instituições no Amazonas, através do Programa Saúde Única da Fiocruz Amazônia. Este programa visa alinhar protocolos e compartilhar informações sobre análises de material biológico coletado de animais da fauna amazônica, recebido pelo Cetas, com potencial para ser replicado em outras unidades.

Saúde Única

O acordo alinha as diretrizes de Saúde Única preconizadas por organizações como a Organização Mundial da Saúde (OMS), a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) e a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). O conceito de Saúde Única reconhece a interconexão entre saúde humana, animal e ambiental, destacando sua interdependência.

A Fiocruz Amazônia mantém um biobanco da vida silvestre, com amostras de mais de 200 espécies animais, incluindo primatas, aves e roedores. Estas amostras são provenientes não apenas do Cetas do Ibama, mas também de áreas florestais na região urbana e rural de Manaus e outros municípios do estado.

Natália de Souza Lima, analista ambiental do Ibama e chefe do Núcleo de Apoio ao Cetas/AM, enfatiza que este acordo representa uma evolução na parceria estabelecida desde 2019. “Além de suas contribuições para a reabilitação e conservação da fauna, o Cetas expande seu papel gerando conhecimento e informações que têm implicações na saúde humana”, destacou.

O Cetas/AM recebe animais silvestres de diversas regiões do Amazonas, e através das análises realizadas nesta parceria, será possível identificar e monitorar possíveis surtos de novas doenças infecciosas e o ressurgimento de outras.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas