Compartilhe este texto

Relíquia cristã, autenticidade do Santo Sudário ainda é misteriosa

Por Portal Do Holanda

26/05/2021 14h50 — em
Curiosidades


Foto: Divulgação

Uma das maiores relíquias da Igreja Católica, o Santo Sudário continua levantando discussões sobre sua autenticidade, mas que por outro lado, desperta curiosidades infinitas.

Constituída de uma peça de linho que teria envolvido o corpo de Jesus após a crucifixão, o sudário, de forma milagrosa, teria recebido a impressão do corpo daquele que é considerado o Filho de Deus pelos cristãos.

O pano de linho é atração religiosa para turistas, que não deixam de visitar a igreja onde está exposto desde 1946 e é preservado na Catedral de San Giovanni Battista, em Turim, na Itália.

O Santo Sudário é adorado pelos cristãos porque veem no tecido o mistério da impressão de um corpo semelhante ao de Cristo preservado durante séculos.

De vez em quando surge um estudioso contestando a autenticidade do tecido sem, no entanto, conseguir explicar as características que tornaram o pano a relíquia dos cristãos.

De acordo com a história, o Sudário foi descoberto em 1353 por Sir Geoffrey de Charny, na França, mas acabou chegando a Turim em 1578, quando a cidade se tornou a capital do Ducado de Savoia.

O termo ‘sudário’ deriva do grego e significa em ‘tecido amplo’, lençol. Usado geralmente como um rito funerário do Oriente Médio, estes tecidos podem ser muito valiosos, feitos com linho ou tecido indiano.

O Sudário já foi salvo de um incêndio e já viajou com os duques de Savoia para fugir das guerras, passando pela primeira vez de Turim, depois Vercelli, Nice, para voltar novamente a Chambéry.

No ano de 1578, o Sudário foi transferido para a capital do Piemonte e ainda está aqui. Em 1694, o tecido foi colocado na capela dentro da Catedral de Turim.

Dessa data em diante, só foi levado duas vezes, uma para Gênova, durante o cerco de Turim, em 1706, e outra para a Abadia de Montevergine, na Campânia, durante a Segunda Guerra Mundial. Desde 1946 que o pano de linho que conta a Paixão de Cristo é preservada na Catedral de San Giovanni Battista, em Turim.

Apresentado aos visitantes como uma folha de linho de cor amarela ocre, retangular, tecida à mão com um padrão de espinha de peixe, o Santo Sudário apresenta os danos devidos aos incêndios sofridos e remendados às queimaduras.

Hoje, é mantido em uma posição horizontal e estendido em uma caixa estanque, isolado do ar e na presença de um gás inerte. O Sudário, no entanto, só é ‘movido’ durante festejos públicos, quando autorizado pelo Papa.

Para ser visto, deve-se esperar na capela o momento da exposição que dura vários dias, mas não acontece de forma seguida e permanente.

 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Curiosidades

+ Curiosidades