Compartilhe este texto

Inovações tecnológicas dos antigos romanos garantiram transporte de água

Por Portal Do Holanda

08/06/2021 11h57 — em
Curiosidades


Arte: Liminha / Portal do Holanda

O mundo moderno dispõe de tecnologias tão avançadas quanto surpreendentes capazes de transportar informações por redes invisíveis a olho nu.

Mas no ano 312 a.C., foram os romanos quem inovaram criando vias para o transporte de um recurso essencial como a água levada para as cidades pelos aquedutos, assim como a abertura de estradas para o deslocamento humano mais facilitado.

Foi durante o Império Romano que foi feito o domínio da tecnologia para a construção de aquedutos, sistemas destinados a transportar água de rios, nascentes e reservatórios para disponibilizá-la para a população.

Essas obras, existentes até hoje para exposição, foram construídas por volta do ano de 312 a.C., mostrando uma inovação de engenharia capaz de usar o fluxo de descida da água para abastecer os moradores dos núcleos residenciais das cidades.

A rede de aquedutos de Roma dependia de fatores como o uso da gravidade de modo a manter um fluxo contínuo e quando a água chegasse à cidade, grandes reservatórios a conteria.

Esse fato foi considerado notável por assegurar os banhos públicos, as fontes, os banheiros e moradias privadas o acesso às redes de água.

Os aquedutos são, até hoje, um dos símbolos mais importantes do antigo sistema de transporte aquático, sendo registros de engenharia e inovação dos romanos para o uso da água para uma maior quantidade de pessoas.

SOFISTICAÇÃO

Mas a sofisticação dos romanos foi além dos aquedutos. A construção de sistemas estratégicos de estradas dos tempos antigos dos romanos foi importante para a ascensão do estado romano, que se expandiu por toda a República Romana e depois pelo Império Romano.

Os romanos construíram, no período de cerca de 700 anos, mais de 55.000 milhas de estradas pavimentadas ao redor da bacia do Mediterrâneo e em toda a Europa, garantindo o movimento rápido e eficiente de mercadorias, soldados e informações em todo o império.

Seguindo uma rota direta pela zona rural, as estradas romanas tornavam as viagens eficientes e rápidas, habilmente projetadas e facilmente acessíveis.

Os romanos também foram um dos primeiros a usar sinais de trânsito e marcadores de milhas e asseguraram que a maioria das rodovias fosse bem protegida e patrulhada.

Outro mérito dos romanos foi a construção e gestão de redes de esgoto e saneamento nos tempos contemporâneos. Eles estabeleceram uma série de banhos públicos, latrinas e uma linha de esgoto interligada, unindo-os todos juntos em uma tarefa complexa e eficiente de engenharia.

Tanto a cidade de Roma quanto as demais contavam com uma extensa rede de esgotos e drenos que corriam ao longo das laterais das ruas. A água abundante nos aquedutos, juntamente com a água de escoamento de riachos locais, era usada regularmente para lavar esses esgotos.

O sistema então despejava todo o lixo no rio mais próximo, que geralmente era o Tibre, que mesmo não sendo a melhor solução sanitária, evitava deixar o esgoto despejado pelas ruas.

Foram os antigos romanos também os criadores das calhas cobertas e linhas de esgoto a que a maioria das casas da cidade estava conectada.

Com essas criações, os antigos romanos foram precursores de práticas subsequentes em saneamento em todo o mundo.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Curiosidades

+ Curiosidades