Fenômeno faz carros desligados subirem ladeira contrariando a gravidade

Por Portal do Holanda

16/07/2021 11h24 — em Curiosidades

Foto: Divulgação / Rua do Amendoim em BH


Um dos locais mais visitados pelos turistas em Belo Horizonte, Minas Gerais, a Rua do Amendoim, tem uma curiosidade pouco explicada pela ciência.


A rua chamada Professor Otávio Coelho Magalhães, tem uma ladeira onde os carros desligados não descem, mas ao contrário, retornam o trajeto como se algo invisível os puxasse contra a lei da gravidade.

Existem no mundo outros locais com acontecimentos semelhantes, como Magnetic Hill, na Índia, Spook Hill, na Flórida, São Tomé das Letras, também em Minas Gerais.

Há relatos de que no início dos anos 80, este fenômeno foi descoberto durante uma obra de asfaltamento da Prefeitura, quando os operários deixaram as máquinas estacionadas nesta rua no horário de almoço.

Aos poucos, perceberam que os tratores e veículos se movimentavam sozinhos e em ação de subida, causando admiração e susto entre os trabalhadores. 
 

JUSTIFICATIVAS

Algumas das justificativas dadas para o fenômeno seria a de que no local haveria uma alta concentração de minério de ferro, gerando o magnetismo capaz de mover os carros em direção oposta à descida.

Outros levantam a possibilidade de haver um enorme ímã formado há milhões de anos no subsolo, e que pela atração deste ímã, os carros se movimentam. Há ainda os que garantam que o fenômeno é uma mera ilusão de ótica. 

Nenhuma das teorias foi comprovada ainda.


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Curiosidades