Caaba: Pedra Negra é símbolo da união entre Deus e a humanidade

Por Portal do Holanda

27/05/2021 13h39 — em Curiosidades

Arte: Liminha / Portal do Holanda

Construída pelos profetas Abraão e Ismael, a Caaba, conhecida como a Casa Sagrada de Deus, é a construção mais importante para o Islã e fica situada no interior da Mesquita al-Haram, na cidade de Meca, hoje chamada de Arábia Saudita. Nela está fixada a Pedra Negra, que representa a aliança entre Deus e a humanidade.

Atualmente, essa crença religiosa é a segunda maior do mundo, possuindo cerca de 1,8 bilhão de fiéis, a maioria deles localizada no continente asiático e africano.

No Brasil, assim como em outros países ocidentais, há pouco conhecimento sobre a doutrina islâmica, mas muitos já ouviram falar da peregrinação ao cubo negro na cidade de Meca, na Arábia Saudita e a oração feita na direção do mesmo.

ADORAÇÃO

A Caaba é um templo de adoração ao Deus único e a direção na qual todos os muçulmanos devem orar, pois representa a aliança entre Deus e a humanidade. O fato de ser considerada estar no local indicado por Deus aos profetas é o motivo da reverência dos muçulmanos, que não adoram a Pedra Negra, mas a simbologia que carrega.

O local tornou-se importante para os muçulmanos no começo do Século VIII quando o profeta Muhammad conquistou a cidade de Meca. Na ocasião, soldados muçulmanos marcharam sobre a cidade, que foi tomada sem resistência e tornou-se um grande marco da paz na Arábia.

E é o destino de peregrinação obrigatório para muçulmanos que possuem condições financeiras de visitá-la. Aqueles que não têm esse poder, devem fazer as suas orações obrigatórias com o corpo voltado para a direção da Caaba. 

Muhammad nasceu em 570 d.C., em Meca, ficou órfão ainda criança, mas foi criado por um tio e tornou-se comerciante, viajando muito. Aos 25 anos, casou-se com uma viúva rica chamada Khadija.

Mas sabe-se que Muhammad se isolava com certa frequência para orar e meditar e em 610 d.C., durante um desses retiros numa caverna, localizada no monte Hira, recebeu uma revelação do o anjo Gabriel de que seria chamando-o de rasul Allah (enviado de Deus).

SIGNIFICADO DA CAABA

O nome traduzido para o português significa “cubo”, o que se deve ao formato de sua arquitetura.

Pela crença dos seus fiéis, a construção era, em princípio, uma pedra de cor clara, mas que foi escurecendo devido aos pecados da humanidade.

Após sua construção, o poder da Caaba ficou concentrado na mão de idólatras e diversas estátuas de barro foram construídas para o culto a outras divindades. Mas o profeta Muhammad derrubou e quebrou  360 ídolos ao redor e dentro da Casa Sagrada. 


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Curiosidades