Baleia albina avistada no México é super rara
A tonalidade leitosa deu a essa baleia a denominação de “Galão de Leite”, animal super raro que tem a característica de ser albino.
Humanos albinos são raros, apenas 20 mil pessoas no mundo possuem essa característica, entre os animais a condição é mais rara ainda. A galão de leite foi vista pela primeira vez 2009 junto com um filhote na cor cinza.
Os biólogos marinhos da costa do Pacífico do México, ficaram entusiasmados e acompanharam o animal. Só que ela se manteve muito bem escondida durante todos esses anos, sendo avistada novamente este ano, 2021.
O fenômeno ocorre em pessoas e animais com uma predisposição genética pela falta do pigmento melanina, herdado normalmente de genes recessivos de ambos os pais para nascer com albinismo. Em casos raros, os genes recessivos a partir de apenas um dos pais pode ser o suficiente para causar o albinismo.
SENSIBILIDADE
Como tem um tamanho exorbitante, “Galão de Leite” pode ter menos predadores com que se preocupar, mas os pesquisadores apontam questões como a absorção reduzida de calor em águas mais frias, aumento da sensibilidade à luz solar e comunicação visual prejudicada.
Além de “Galão de Leite”, há também Migaloo, na Austrália, com a mesma condição de baleia jubarte albina. De acordo com o site Science Alert , ela faz aparições ocasionais ao largo da costa da Baía de Botany, em Sydney.
Veja também
ASSUNTOS: Curiosidades