Siga o Portal do Holanda

123 estão em desenvolvimento

Pesquisadores anunciam que 10 vacinas contra coronavírus entram em fase de testes em humanos

Publicado

em

Foto: Reprodução Pixabay Foto: Reprodução Pixabay
Foto: Reprodução Pixabay

Deputados da ‘lista vazada’ temem busca em gabinetes


Com a pandemia do coronavírus se espalhando pelo mundo e matando milhões de pessoas, pesquisadores renomados estão correndo contra o tempo para desenvolver uma vacina eficaz contra a doença. Atualmente 133 tipos estão em desenvolvimento, mas apenas 10 já conseguiram avançar e estão em fase de teste em humanos.

Apesar disso, a previsão mais otimista é de que vacina só esteja disponível em larga escala dentro de 1 ano e meio, o que é considerado o tempo recorde de criação de uma vacina na história do mundo.

De acordo com o imunologista Gustavo Cabral, o processo é complexo e deve seguir critérios rigorosos que atestem tanto sua eficácia quanto seus efeitos colaterais.

Em entrevista ao site de notícias da Globo, ele detalhou o passo a passo da produção de uma vacina:

“Quando se começa um estudo de vacina, a fase 1 tem resultados bem preliminares e rápidos, para começar a avaliar se é segura, se não tem grandes efeitos adversos, mas você testa pouca gente. Nas fases 2 e 3 você testa 10 mil, 20 mil pessoas, isso é mais demorado. Aí você vê se realmente protege. O mundo testou vacinas de HIV que chegaram à fase 3 e aí falharam. É preciso ter calma”, pontua.

Além disso, antes de chegar nessa fase, a candidata a vacina ainda tem que passar por teste em animais. Vários empresas estão na empreitada pela busca da vacina, algumas estão testando vírus  enfraquecidos de gripe de Chimpanzés, do Influenza e outros tipos em busca da “vacina perfeita”.

Dois estudos brasileiros também têm apresentado resultados promissores e se encontram na fase pré-clínica segundo dados da OMS, mas enquanto a vacina não chega, outros grupos focam no tratamento da Covid-19 e já fazem uso de plasma para isso.




Já leu estas ?

Para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Portal do Holanda estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral.

Copyright © 2006-2019 Portal do Holanda.