Siga o Portal do Holanda

Harvard

É possível perder totalmente o olfato por causa da Covid-19? Pesquisa responde

Publicado

em

Foto: Agência Brasil Foto: Agência Brasil
Foto: Agência Brasil

Uma pesquisa da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, buscou respostas sobre a possibilidade de pessoas infectadas pela Covid-19 perderem totalmente o olfato por conta da doença. A perda de olfato é um dos sintomas mais claros de infecção pelo novo coronavírus. O estudo indicou que é improvável a perda permanente do olfato. 

Segundo os dados obtidos, a impossibilidade é porque as células do nariz atingidas pela Covid-19 são apenas um apoio para se sentir os odores e que as células que transmitem as informações sobre os cheiros para o cérebro não sofrem danos pelo vírus. O resultado da pesquisa foi publicado na revista “Science”, na última sexta-feira (24). 

Apesar do resultado do estudo, cientistas ainda esperam obter mais dados para confirmar a impossibilidade de perda total do olfato, isso é devido ao fato de ainda ser desconhecido o real motivo da Covid-19 afetar as células olfativas. 

Os cientistas indicam que os neurônios olfativos não são vulneráveis a Covid-19 e se fossem atingidas pela doença, o paciente demoraria meses para recuperar o olfato e não semanas, como ocorre normalmente. 


Últimas notícias

Para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Portal do Holanda estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral.

Copyright © 2006-2019 Portal do Holanda.