Vídeo mostra deputado impedindo Hugo Motta de sentar na cadeira da Presidência
A Câmara dos Deputados viveu momentos de alta tensão na noite desta quarta-feira (6), quando o presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), foi inicialmente impedido de sentar na cadeira da Presidência. O incidente ocorreu em meio a uma ocupação do plenário por deputados de oposição, que protestam contra a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Após uma longa conversa, Motta conseguiu sentar em sua cadeira e abrir a sessão.
A manifestação da oposição, que se estende desde a terça-feira (5), é uma resposta à decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, de determinar a prisão domiciliar de Jair Bolsonaro. O ex-presidente é réu por tentativa de golpe de Estado e enfrenta a possibilidade de uma condenação de até 44 anos de prisão. Deputados opositores, como Marcel van Hattem (Novo-RS), apareceu nas imagens sentado na cadeira da Presidência, impedindo Motta de retomar a Mesa.
Após um rápido diálogo, van Hattem cedeu, permitindo que Motta tomasse a cadeira. A situação levou a uma demonstração de força por parte da presidência da Câmara. A polícia legislativa foi mobilizada na porta do plenário, e o presidente Hugo Motta chegou a ameaçar suspender o mandato dos deputados que impedissem a realização da sessão.
Veja também
ASSUNTOS: Brasil