Compartilhe este texto

Lula assina indulto de Natal e exclui presos da trama golpista

Por Portal Do Holanda

23/12/2025 7h53 — em
Brasil


Presidente Lula - Foto: Ricardo Stuckert / PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou nesta segunda-feira (22) o decreto de indulto de Natal, benefício que concede perdão de pena a determinados grupos de presos. No entanto, o texto não contempla os condenados pelos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023, mantendo de fora figuras ligadas ao bolsonarismo.

De acordo com o decreto, ficam excluídos do benefício os condenados por crimes contra o Estado Democrático de Direito, além de autores de crimes hediondos, tortura, terrorismo, racismo, lavagem de dinheiro e violência contra mulheres, crianças e adolescentes. Líderes de facções criminosas e réus que firmaram acordos de colaboração premiada também não poderão ser beneficiados.

Quem pode ser beneficiado

O indulto prioriza grupos considerados vulneráveis, como:

- Idosos em situação de fragilidade;
- Gestantes de alto risco;
- Mães e avós responsáveis por crianças ou adolescentes com deficiência;
- Condenados por crimes sem violência, desde que cumpram requisitos legais.

O indulto de Natal é um benefício concedido pelo presidente da República que pode perdoar total ou parcialmente a pena de alguns presos, seguindo critérios definidos em decreto publicado no fim do ano.

Ele costuma priorizar grupos vulneráveis desde que não tenham cometido crimes graves ou violentos.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Brasil

+ Brasil