Governo autoriza saque do FGTS a trabalhadores do saque-aniversário
O governo federal autorizou o acesso ao saldo integral do FGTS para trabalhadores que aderiram ao saque-aniversário e tiveram o vínculo empregatício encerrado ou suspenso entre janeiro de 2020 e 23 de dezembro de 2025. A permissão consta na Medida Provisória nº 1.331, publicada nesta terça-feira (23).
Com a medida, quem foi demitido dentro desse período poderá sacar todo o valor disponível na conta vinculada ao contrato. A liberação já havia sido permitida anteriormente, mas a regra deixou de valer em julho devido a falta de votação no Congresso Nacional.
A iniciativa deve alcançar cerca de 14,1 milhões de pessoas, com impacto financeiro estimado em R$ 7,8 bilhões. Os pagamentos serão feitos pela Caixa Econômica Federal em duas fases: até 30 de dezembro de 2025, com liberação de até R$ 1.800, e até 12 de fevereiro de 2026, quando será pago o valor restante aos trabalhadores com saldo superior.
Para a maioria dos beneficiários, o crédito será depositado automaticamente na conta indicada no aplicativo do FGTS. Aqueles que não possuem dados bancários cadastrados poderão retirar o dinheiro nos canais de atendimento da Caixa.
A consulta aos valores disponíveis pode ser feita diretamente pelo aplicativo do FGTS.
ASSUNTOS: Brasil