"Um dos maiores nomes da nossa literatura", diz Lula sobre Luiz Fernando Veríssimo
O escritor Luiz Fernando Veríssimo, um dos nomes mais importantes da literatura e do jornalismo brasileiro, morreu na madrugada deste sábado (30), em Porto Alegre, aos 88 anos. Ele estava internado na UTI do Hospital Moinhos de Vento desde 11 de agosto, e a causa da morte foi complicações decorrentes de pneumonia, informou a instituição.
"Luis Fernando Veríssimo, um dos maiores nomes de nossa literatura e nosso jornalismo, nos deixou hoje aos 88 anos de idade. Dono de múltiplos talentos, cultivou inúmeros leitores em todo o Brasil com suas crônicas, contos, quadrinhos e romances. Criou personagens inesquecíveis, a exemplo do Analista de Bagé, As Cobras e Ed Mort", escreveu Lula nas redes sociais.
Veríssimo, que também era cartunista, tradutor e roteirista, enfrentava problemas de saúde nos últimos anos, incluindo Parkinson, problemas cardíacos e sequelas de um Acidente Vascular Cerebral (AVC) sofrido em 2021. Apesar das dificuldades motoras e de comunicação, continuou produzindo obras e cativando leitores, com mais de 70 livros publicados e 5,6 milhões de cópias vendidas.
Nascido em 26 de setembro de 1936, em Porto Alegre, filho do também escritor Érico Veríssimo, Luiz Fernando foi casado por mais de 50 anos com Lúcia Veríssimo, com quem teve três filhos. Ao longo da carreira, colaborou com importantes jornais brasileiros, como O Estado de S. Paulo, O Globo e Zero Hora, e marcou gerações com seu humor refinado, ironia e crítica social, tornando-se referência na literatura nacional.
ASSUNTOS: Brasil