Relator diz que todos os ex-presidentes podem ser convocados pela CPMI do INSS
O relator da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS, deputado Alfredo Gaspar (União Brasil-AL), afirmou que todos os ex-presidentes da República podem ser convocados para prestar esclarecimentos na investigação sobre possíveis fraudes na Previdência. A declaração ocorreu após questionamentos sobre um pedido específico para ouvir o ex-presidente Jair Bolsonaro.
Segundo Gaspar, a medida deve respeitar o princípio da igualdade. “Se todos concordarem, a Dilma, o Temer, o Bolsonaro e o Lula estariam esclarecendo essas questões perante o povo brasileiro, não vejo nenhum problema”, afirmou o deputado. Ele ressaltou que a comissão precisa agir de forma equilibrada, evitando privilégios ou distinções entre ex-mandatários.
Instaurada para apurar irregularidades no Instituto Nacional do Seguro Social, a CPMI pretende analisar gestões desde o governo Dilma Rousseff até os mais recentes, incluindo Michel Temer, Jair Bolsonaro e Luiz Inácio Lula da Silva. O objetivo é identificar a origem das fraudes, avaliar responsabilidades e verificar eventuais omissões de gestores públicos e políticos que comandaram o órgão.
Além das convocações de ex-presidentes, já foram apresentados requerimentos para ouvir ex-ministros e outros ex-integrantes da área da Previdência. O presidente da CPMI deve organizar as prioridades das oitivas, buscando manter o foco técnico e evitar disputas ideológicas que possam atrasar as investigações.
ASSUNTOS: Brasil