Compartilhe este texto

PF intima Bolsonaro a depor em inquérito contra Carla Zambelli

Por Portal Do Holanda

05/06/2025 13h43 — em
Brasil


Foto: Marcos Corrêa/PR

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi intimado pela Polícia Federal (PF) para prestar depoimento nesta quinta-feira (5) também no inquérito que investiga a deputada federal Carla Zambelli (PL). A oitiva ocorrerá no mesmo dia em que Bolsonaro já está agendado para falar sobre outro processo, que apura suspeitas de obstrução de Justiça envolvendo seu filho, o deputado licenciado Eduardo Bolsonaro.

O novo inquérito contra Zambelli foi instaurado após ela afirmar, em entrevista, que pretende atuar na Europa contra o Supremo Tribunal Federal (STF). A deputada responde por suposta coação no curso do processo e tentativa de obstrução de investigação sobre organização criminosa. Condenada a 10 anos de prisão por invadir o sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e emitir uma ordem de prisão falsa contra o ministro Alexandre de Moraes, ela deixou o Brasil e atualmente está foragida.

A Procuradoria-Geral da República (PGR) solicitou a prisão preventiva de Zambelli e sua inclusão na lista vermelha da Interpol, o que foi autorizado por Moraes. O nome da parlamentar passou a constar na difusão internacional nesta quinta-feira. Assim como Eduardo Bolsonaro, que viajou aos Estados Unidos para pressionar aliados do ex-presidente Donald Trump contra ministros do STF, Zambelli se posiciona nas redes sociais contra a Corte e indica intenção de articular apoio na Europa, onde possui cidadania italiana.

Nos bastidores, aliados de Jair Bolsonaro avaliam que Zambelli pode replicar, no continente europeu, o papel que Eduardo desempenha nos EUA, atuando como voz internacional do grupo bolsonarista. Enquanto isso, a Polícia Federal segue com as investigações sobre as ações da deputada e as possíveis conexões com outros integrantes do movimento, incluindo o ex-presidente.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Brasil

+ Brasil