Rio Acre transborda após subir quase 4 metros em menos de 24h
O Rio Acre subiu 3,84 metros em menos de 24 horas em Rio Branco, no Acre, e ultrapassou a cota de transbordo na manhã deste sábado (27), atingindo 14,03 metros, segundo a plataforma De Olho no Rio, da prefeitura. A cota de alerta máximo é de 14 metros, quando há risco de inundação em bairros ribeirinhos.
De acordo com a Defesa Civil estadual, a elevação do rio está relacionada ao grande volume de chuva entre quinta (25) e sexta (26), além do nível elevado do Riozinho do Rola, afluente do manancial provocando alagamentos, transbordamento de igarapés, desbarrancamentos, queda de postes, abertura de buracos em vias públicas e danos a residências.
Na quinta-feira (25), o Rio Acre estava em 7,06 metros, após ter recuado nos dias anteriores. Já na sexta (26), o nível ultrapassou novamente a cota de atenção e manteve ritmo acelerado de subida ao longo do dia. Problemas foram registrados tanto na parte alta quanto na parte baixa de Rio Branco, além de trechos da Rodovia AC-40, devido à sobrecarga do sistema de drenagem e à força da correnteza.
O Inmet prevê pancadas de chuva à tarde e temporais na noite de hoje (27).
ASSUNTOS: Brasil