Início Brasil Instituto Butantan inicia entrega de vacina contra dengue ao Ministério da Saúde
Brasil

Instituto Butantan inicia entrega de vacina contra dengue ao Ministério da Saúde

Instituto Butantan inicia entrega de vacina contra dengue ao Ministério da Saúde
Instituto Butantan inicia entrega de vacina contra dengue ao Ministério da Saúde

O Instituto Butantan deu um passo histórico no combate às arboviroses ao iniciar a entrega do primeiro lote de 300 mil doses da vacina Butantan-DV ao Ministério da Saúde. O imunizante brasileiro destaca-se mundialmente por ser o primeiro contra a dengue administrado em dose única, simplificando o processo de imunização em larga escala. Aprovada pela Anvisa para a faixa etária de 12 a 59 anos, a vacina demonstrou resultados robustos em seus estudos clínicos: eficácia de quase 75% contra casos gerais, superior a 91% contra formas graves e 100% de proteção contra hospitalizações.

De acordo com o Ministério da Saúde, a estratégia inicial de vacinação focará nos profissionais da atenção primária que atuam na linha de frente, como agentes que trabalham em Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e em visitas domiciliares.

A priorização desses profissionais visa garantir a resiliência do sistema de saúde antes da expansão para o público geral. Enquanto isso, o Butantan já realiza novos estudos para ampliar a cobertura do imunizante, avaliando a segurança e eficácia para idosos acima de 60 anos e crianças de 2 a 11 anos. As perspectivas para o início de 2026 são otimistas, com a previsão de entrega de mais 1 milhão de doses ao Programa Nacional de Imunizações (PNI) até o final de janeiro.

Siga-nos no

Google News
Quer receber todo final de noite um resumo das notícias do dia?