Oposição nomeia Eduardo Bolsonaro líder da minoria para evitar perda de mandato
URGENTE - Deputado Sóstenes Cavalcante acaba de nomear Eduardo Bolsonaro como líder da minoria na Câmara pic.twitter.com/ntdlsTP53c
— SPACE LIBERDADE (@NewsLiberdade) September 16, 2025
Morando nos Estados Unidos desde fevereiro, Eduardo Bolsonaro foi anunciado nesta terça-feira (17) como novo líder da minoria na Câmara dos Deputados em uma manobra do PL para proteger seu mandato. O deputado está sujeito à perda do cargo devido a 120 faltas registradas desde julho, quando voltou de licença, e a contagem anual de ausências poderia tirá-lo do cargo em 2026.
O partido argumenta que líderes podem registrar presença mesmo à distância, uma interpretação baseada em precedentes de 2015. Enquanto isso, Eduardo já admitiu que articulou com o governo americano para pressionar o Brasil pela anistia, incluindo medidas como o “tarifaço” e sanções direcionadas ao Judiciário, em especial ao ministro do STF Alexandre de Moraes, responsável pelo processo em que Bolsonaro foi acusado de tentativa de golpe de Estado e outros crimes.
A mudança na liderança custou o cargo de Carol de Toni (PL-SC), que abriu espaço para Eduardo. Ela defendeu a medida alegando precedentes de sessões remotas durante a pandemia e disse que a decisão visa proteger o colega de partido, não por vontade própria, mas por acreditar que ele está sendo 'injustamente perseguido pelo Judiciário'.
Veja também
ASSUNTOS: Brasil