Após condenação de Bolsonaro, Eduardo sugere envio de caças F-35 e navios dos EUA ao Brasil
— Che_quei (@Che_quei) September 11, 2025
Após a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro a 27 anos e 3 meses de prisão em regime fechado pelo STF, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL) afirmou que, futuramente, os Estados Unidos poderiam enviar caças F-35 e navios de guerra ao Brasil. A declaração foi dada em entrevista à coluna de Paulo Cappeli no Metrópoles. Ele acrescentou: "Eu acho que se as autoridades brasileiras tiverem juízo, elas vão prestar atenção nesse discurso".
Questionado sobre a fala da porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavit, que mencionou que Donald Trump “não tem medo de usar meios militares para proteger liberdade de expressão”, ele afirmou que acredita que a medida no futuro poderia ser uma boa alternativa.
“Acho que nesse momento não. Mas se o regime brasileiro for consolidado e tiver uma evolução igual à da Venezuela, com eleições que não são nada transparentes, sem a ampla participação da oposição, regado a censura e prisões políticas, no Brasil pode perfeitamente no futuro ser necessária a vinda de caças F-35 e de navios de guerra, porque é o atual estágio da Venezuela. E você não consegue consertar mais aquilo com remédios diplomáticos como as sanções. Então poderia ser um uso para o futuro. Acho que a porta-voz da Casa Branca, Karoline Lavit, foi muito feliz falando isso porque demonstra a disposição do governo Trump em defender as pautas da liberdade”.
Confira a íntegra:
Eduardo Bolsonaro diz que EUA pode enviar caças ao Brasil no futuro
— Metrópoles (@Metropoles) September 11, 2025
No dia em que o STF condenou Jair Bolsonaro, Eduardo afirmou que os Estados Unidos podem enviar "caças F-35 e navios de guerra" ao Brasil
Leia na coluna de @PauloCappelli_: https://t.co/hgYKklWW5s pic.twitter.com/VZTobifkGg
Questionado sobre o risco de pessoas inocentes se ferirem em uma intervenção militar, Eduardo Bolsonaro afirmou: “As pessoas inocentes já estão se ferindo. Já estão sendo violentadas. A família do Clezão é uma família de pessoas inocentes. O Clezão é uma pessoa inocente. O Jair Bolsonaro é uma pessoa inocente. A senhora Iraci Nagashi, de 73 anos, é uma pessoa inocente. E a Débora Rodrigues dos Santos, condenada a 14 anos de prisão por ter escrito com batom numa estátua, ela é uma pessoa inocente. Então nós já estamos sofrendo”, disse ele, acerca dos condenados pelos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023.
Em publicações nos Stories do Instagram, o deputado também criticou o ministro Alexandre de Moraes, relator do processo que condenou seu pai, e disse "Eu dou graças a Deus que nós temos o aliado mais poderoso do mundo ao nosso lado e vamos virar esse jogo, pode ter certeza disso!”. Na legenda, ele escreveu: "Novidades vindo aí".
Veja também
ASSUNTOS: Julgamento STF 2025, Julgamento STF 2025, Brasil