Compartilhe este texto

Morcegos no Brasil têm coronavírus diferente do que surgiu na China, diz pesquisador

Por Portal Do Holanda

29/01/2020 14h26 — em
Brasil


Foto: Reprodução

Os morcegos de florestas atlânticas brasileiras têm coronavírus, mas ainda não se sabe se há possibilidade de contaminação por humanos. A descoberta foi feita por Luiz Goes, pesquisador e pós-doutorando do departamento de Microbiologia do Instituto de Ciências Biomédicas da USP (Universidade de São Paulo) e da Plataforma Científica Pasteur USP.

Segundo o UOL, os tipos de coronavírus identificados em morcegos no Brasil são diferentes do que surgiu na China e que está se espalhando pelo mundo. O coronavírus pertence a uma família viral com alto poder de infectar humanos. A nova cepa descoberta no país asiático é a 2019-nCoV. 

Goes estudou por quatro anos, em seu doutorado, as quatro espécies de coronavírus que circulam na população humana. Entre elas estão a SARS [Síndrome Respiratório Severa Aguda] e a MERS [Síndrome Respiratória do Oriente Médio], que causaram mortes no passado.

Posteriormente, Goes, em seu primeiro-pós doutorado, estudou a diversidade genética de coronavírus que circulam em morcegos do Brasil.

"Os morcegos do Brasil apresentam vírus relativamente relacionados a vírus de morcegos que já emergiram no mundo. Eles apresentam coronavírus de mesmo gênero, denominados Betacoronavírus", conta em entrevista ao UOL. 

No ano passado, ele teve uma bolsa de pós-doutorado aprovada pelo CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e pretende agora descobrir se o coronavírus presentes em morcegos brasileiros apresentam o potencial de infecção de outros mamíferos, incluindo o homem.

Busco saber se temos algum coronavírus em morcegos do Brasil similares aos coronavírus emergentes SARS e MERS e se estes têm a capacidade de infectar células de outros mamíferos", explica.

Para ele, o Brasil está em risco de doenças zoonóticas, ou seja, transmitida inicialmente por animais, mas que depois passam a seres humanos. Ele lembra o caso recente da morte de um paciente por febre hemorrágica em São Paulo e culpa o avanço do homem sob florestas e o desmatamento como os maiores problemas. 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Brasil, china, morcegos, Pesquisador, Brasil, Coronavírus

+ Brasil