Mãe abandona filhos para ir a baile funk e bebê acaba morto no Rio
Um bebê acabou morto após ser abandonado em casa com o irmão de cinco anos, em Realengo, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. A mãe, que deixou as crianças sozinhas para ir a um baile funk, foi presa no domingo (10) por abandono de incapaz.
A tragédia se consumou quando a bebê, que teria se engasgado com a mamadeira, foi encontrada sem vida ao retorno da mãe. Testemunhas relataram à polícia que Vanuza deixou a casa na madrugada de domingo, instruindo o filho mais velho a dar a mamadeira à irmã caso ela chorasse. Após passar mais de seis horas fora, a mãe retornou por volta das 8h30 e encontrou a bebê sem respirar.
Desesperada, ela tentou levar a criança para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Magalhães Bastos, mas a equipe médica constatou o óbito ainda na chegada. Foi na unidade hospitalar que Vanuza foi detida, e o caso passou a ser investigado com o objetivo de confirmar se a causa da morte foi, de fato, asfixia por engasgo com o alimento.
A investigação da 34ª DP (Bangu) revelou um quadro de extrema insalubridade e negligência na residência da família. Os policiais que foram ao local descreveram o ambiente como totalmente inadequado para crianças, com paredes sujas, roupas rasgadas e uma falta geral de segurança. Além disso, vizinhos e testemunhas afirmaram que Vanuza tinha o hábito de abandonar os filhos para sair, uma prática que já era recorrente. A mulher tem outros três filhos que não viviam com ela. O menino de 5 anos foi imediatamente acolhido pelo Conselho Tutelar.
ASSUNTOS: Brasil