Compartilhe este texto

Defesa Civil descarta colapso de mina em Maceió, mas prefeitura mantém alerta

Por Portal Do Holanda

04/12/2023 17h08 — em
Brasil


Foto: Reprodução/Braskem

A Defesa Civil de Alagoas informou que a mina 18, da Braskem, em Maceió, não corre risco de colapso. No entanto, a prefeitura da cidade mantém o alerta de risco máximo. 

Conforme o coordenador da Defesa Civil de Alagoas, coronel Moisés Melo, nesta segunda-feira (4), houve subsidência de dois metros e este material preenche a mina, gerando estabilidade. “Existe a estabilidade que não oferece mais risco de colapso, mas o local vai continuar descendo lentamente”, disse.

O coordenador também descartou a contaminação da lagoa por sal, mas ainda haverá análises. Uma equipe do  Departamento de Recursos Minerais do Rio de Janeiro (DRM) chegou hoje em Alagoas para analisar a situação do possível colapso da mina. 

A Defesa Civil de Maceió informou que a velocidade de afundamento está em 0,25 centímetros por hora, apresentando um movimento de 6cm nas últimas 24 horas. O órgão mantém o alerta máximo de risco iminente de colapso da mina 18, no Mutange. 

A recomendação é que a população não deve transitar na área desocupada até uma nova atualização da Defesa Civil, enquanto medidas de controle e monitoramento são aplicadas para reduzir o perigo.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Brasil

+ Brasil