Defesa Civil descarta colapso de mina em Maceió, mas prefeitura mantém alerta
A Defesa Civil de Alagoas informou que a mina 18, da Braskem, em Maceió, não corre risco de colapso. No entanto, a prefeitura da cidade mantém o alerta de risco máximo.
Conforme o coordenador da Defesa Civil de Alagoas, coronel Moisés Melo, nesta segunda-feira (4), houve subsidência de dois metros e este material preenche a mina, gerando estabilidade. “Existe a estabilidade que não oferece mais risco de colapso, mas o local vai continuar descendo lentamente”, disse.
O coordenador também descartou a contaminação da lagoa por sal, mas ainda haverá análises. Uma equipe do Departamento de Recursos Minerais do Rio de Janeiro (DRM) chegou hoje em Alagoas para analisar a situação do possível colapso da mina.
A Defesa Civil de Maceió informou que a velocidade de afundamento está em 0,25 centímetros por hora, apresentando um movimento de 6cm nas últimas 24 horas. O órgão mantém o alerta máximo de risco iminente de colapso da mina 18, no Mutange.
A recomendação é que a população não deve transitar na área desocupada até uma nova atualização da Defesa Civil, enquanto medidas de controle e monitoramento são aplicadas para reduzir o perigo.
Veja também
ASSUNTOS: Brasil