Compartilhe este texto

Decreto presidencial restringe EAD em cursos da saúde; veja quais

Por Portal Do Holanda

19/05/2025 15h24 — em
Brasil


Foto: Ricardo Stuckert / PR

Uma nova política de Educação a Distância (EAD), decretada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva na manhã desta segunda-feira (19), em Brasília, estabelece que cursos superiores de medicina, direito, odontologia, enfermagem e psicologia deverão ser oferecidos exclusivamente na modalidade presencial. A medida também determina que as demais graduações da área de saúde e as licenciaturas poderão ser ofertadas nos formatos presencial ou semipresencial (híbrido).

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), o principal objetivo do novo marco regulatório é "o estudante e a valorização dos professores", visando garantir infraestrutura adequada nos polos de EAD, qualificação do corpo docente e a promoção da interação para uma formação completa, independentemente da distância física.

Durante a cerimônia de assinatura no Palácio do Planalto, o ministro da Educação, Camilo Santana, enfatizou que o novo marco regulatório traz regras mais claras para assegurar a qualidade da oferta de ensino.

"Nós acreditamos que a educação a distância pode proporcionar ao estudante uma experiência rica quanto aos demais cursos, desde que haja um efetivo compromisso de todos com o processo de ensino e aprendizagem, que se estabelece nesse modelo", afirmou Camilo Santana.

As instituições de ensino superior terão um prazo de dois anos para realizar a adaptação gradual de seus cursos às novas diretrizes.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Brasil

+ Brasil