Contraceptivo falha e bebê nasce com DIU acoplado no corpo

Um caso inusitado marcou o nascimento do pequeno Bernardo em Brasília: o bebê veio ao mundo com um Dispositivo Intrauterino (DIU) acoplado ao seu bumbum. A mãe engravidou mesmo usando o método contraceptivo, conhecido por sua alta eficácia, mas que, raramente, pode falhar.
A obstetra e ginecologista Rafaela Frota, responsável pelo parto, compartilhou a história nas redes sociais, que rapidamente viralizou. Segundo a médica, o DIU não ofereceu riscos à gestação. A remoção do dispositivo durante a gravidez é uma decisão médica cautelosa, e no caso de Bernardo, a opção foi mantê-lo para evitar um possível aborto espontâneo, já que o DIU estava posicionado acima do embrião.
Bernardo nasceu por cesariana de emergência devido a um descolamento prematuro de placenta, condição não relacionada ao DIU. O contato do bebê com o dispositivo ocorreu após o rompimento da bolsa, facilitado pelo vérnix (substância que recobre a pele do recém-nascido).
"Nunca tinha visto o DIU ficar nesse local. Fiquei surpresa", relatou a Dra. Rafaela. A médica destacou que o objetivo de sua publicação foi alertar que, apesar de muito eficiente, o DIU, como qualquer método contraceptivo, possui uma pequena taxa de falha.

ASSUNTOS: Brasil