Compartilhe este texto

Cid acusa defesa de Bolsonaro de tentar acessar delação por meio de parente

Por Portal Do Holanda

26/06/2025 9h52 — em
Brasil


Foto: Ton Molina/STF

O tenente-coronel Mauro Cid afirmou em depoimento à Polícia Federal (PF) que advogados ligados ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) tentaram obter, por meio de familiares, informações sigilosas sobre sua delação premiada. O ex-ajudante de ordens de Bolsonaro prestou depoimento na última terça-feira (24), no âmbito do inquérito que investiga suposta tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022. Segundo ele, as tentativas de aproximação ocorreram com sua filha, esposa e mãe.

Cid negou que tenha violado termos da colaboração, como alegam os advogados, ao comentar o acordo por meio de um perfil falso nas redes sociais. Ele disse acreditar que os áudios e fotos apresentados como provas foram vazados e manipulados. À PF, o militar afirmou que foi gravado sem consentimento e que as mídias foram posteriormente editadas antes de serem divulgadas.

O militar também contou que foi visitado na prisão por Eduardo Kuntz, advogado de Marcelo Câmara, e por Fábio Wajngarten, que integrava a defesa de Bolsonaro. Após isso, reencontrou Kuntz na Hípica de Brasília, mas classificou o encontro como “fortuito”. Segundo ele, os dois advogados mantiveram contato com sua filha menor de idade, por meio de WhatsApp e Instagram, com a intenção de obter informações sobre o conteúdo da delação.

Além das mensagens, Cid relatou que sua mãe foi abordada pessoalmente em pelo menos três ocasiões, durante eventos esportivos. Em uma dessas abordagens, o advogado Paulo Bueno, também defensor de Bolsonaro, estava presente. Segundo o depoente, os advogados afirmaram estar “à disposição para atuar na defesa” dele.

O depoimento levou o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), a autorizar a oitiva de advogados do ex-presidente por indícios de obstrução de Justiça. Mauro Cid voltou a negar envolvimento com o perfil “Gabrielar702”, e disse que nunca tratou de sua colaboração premiada com Eduardo Kuntz. A investigação segue em curso na Corte.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Brasil

+ Brasil