Compartilhe este texto

'Saidinha' de Natal libera 46 mil presos; quase 2 mil não retornam às cadeias

Por Portal Do Holanda

12/01/2026 14h30 — em
Brasil


Foto: Ascom/Secretaria de Estado de Administração Penitenciária

Mais de 46 mil presos deixaram unidades prisionais em todo o país durante a saída temporária de Natal no fim de 2025. Desse total, 44,7 mil retornaram às cadeias no prazo estabelecido, enquanto cerca de 1,9 mil não se reapresentaram e passaram a ser considerados foragidos, o que representa aproximadamente 4% dos beneficiados, segundo levantamento do g1 com dados de 15 estados e do Distrito Federal.

Os dados mostram diferenças significativas entre as unidades da federação. O Rio de Janeiro registrou, proporcionalmente, o maior índice de não retorno, com 14% dos detentos liberados que não voltaram ao sistema prisional. Em números absolutos, São Paulo lidera a lista, com 1.131 foragidos entre os mais de 29 mil presos que receberam o benefício. Já o Tocantins foi o único estado em que todos os detentos liberados retornaram às prisões.

A saída temporária é concedida a presos do regime semiaberto que apresentem bom comportamento e tenham cumprido parte da pena, sendo vedada a condenados por crimes hediondos ou cometidos com violência grave. Em maio de 2024, o Congresso Nacional aprovou o fim das saidinhas para visitas familiares e atividades de ressocialização, mantendo o benefício apenas para presos que saem para estudar ou fazer cursos profissionalizantes. No entanto, a nova regra só se aplica a crimes cometidos após a mudança na lei.

Especialistas explicam que, por força da Constituição, uma lei penal mais severa não pode retroagir para prejudicar o condenado. Por isso, a maior parte dos presos que atualmente têm direito à saída temporária foi condenada por crimes anteriores à alteração legal. A tendência, segundo juristas, é que o número de beneficiados diminua gradualmente nos próximos anos, à medida que as novas condenações passem a seguir as regras mais restritivas. 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Brasil

+ Brasil