Compartilhe este texto

Aneel mantém bandeira vermelha e contas de luz seguem mais caras

Por Portal Do Holanda

31/10/2025 18h12 — em
Brasil


Foto: Agência Brasil

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou nesta sexta-feira (31) que a bandeira tarifária vermelha patamar 1 continuará em vigor no mês de outubro. A decisão implica na manutenção de um custo adicional de R$ 4,46 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos nas contas de energia elétrica.

A medida representa uma redução no custo extra em relação aos meses de agosto e setembro, quando a bandeira aplicada era a vermelha patamar 2, que adicionava R$ 7,87 por 100 kWh.

Chuvas baixas e custos de geração elevados

De acordo com a Aneel, a permanência da bandeira vermelha deve-se ao baixo volume de chuvas, que segue impactando negativamente o nível dos reservatórios utilizados para a geração de energia nas usinas hidrelétricas do país.

"O cenário segue desfavorável para a geração hidrelétrica, devido ao volume de chuvas abaixo da média e à redução nos níveis dos reservatórios," justificou a agência.

Para assegurar o fornecimento de energia diante dessa situação desfavorável, a Aneel precisa acionar as usinas termelétricas, que possuem um custo de operação mais elevado. A agência também destacou a natureza intermitente da geração solar, que exige o acionamento das termelétricas para garantir a energia nos períodos sem luz solar, como o horário de ponta.

Entenda o sistema de bandeiras tarifárias

O sistema de bandeiras, implementado em 2015 pela Aneel, tem o objetivo de indicar os custos variáveis da geração de energia elétrica para o consumidor. As cores sinalizam o quão caro está para o Sistema Interligado Nacional (SIN) gerar a eletricidade:

Bandeira Verde: Sem acréscimo na conta.

Bandeira Amarela ou Vermelha (Patamar 1 ou 2): Aplicação de acréscimos a cada 100 kWh consumidos.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Brasil

+ Brasil