Siga o Portal do Holanda

Saúde e Bem-estar

É certo lavar calcinha no banho?

Publicado

em

O que parece praticidade, pode trazer algumas consequências para a saúde feminina. Muitas aproveitam a hora do banho para lavar a calcinha para economizar tempo e sabão. Especialista alerta para alguns cuidados que devem ser tomados com as peças íntimas. 

A ginecologista do Hospital 9 de Julho, em São Paulo, Bárbaba Murayama chama a atenção para um detalhe muito importante. “ Até podemos lavar a calcinha no box, não é proibido, mas não com qualquer produto, não de qualquer jeito. Até porque o maior vilão desse hábito não é lavar no chuveiro, e sim, deixar a calcinha secando no box”, ressaltou.  

Usar xampu, sabonete ou só a água para lavar calcinha é errado?

Segundo a ginecologista, devemos respeitar ao máximo as indicações de uso dos industrializados. "Nada de produto para o corpo na calcinha, eles não foram feitos para isso", afirma Bárbara. Ela reforça que é preciso cuidado, pois o contato com a vagina, pode causar coceira, corrimento e queimaduras.

O que devo usar para lavar roupa íntima no banho? 

É indicado usar sabia líquido neutro, sem perfume e sem cor.  "Você também pode usar sabonete líquido próprio para áreas íntimas ou sabonetes feitos para limpeza de calcinhas, desde que enxague bem para não deixar resíduos", aconselha Bárbara. 

E isso serve para outro detalhe. Usar secador para secar sua peça intima no substitui o calor necessário para eliminar as bactérias, o melhor a se fazer é usar um ferro no forro da calcinha, para desinfetar a área que entra com contato com a vagina.

Posso deixar a calcinha secando na torneira do chuveiro? 

Deixar no banheiro é um erro. O ideal é secar calcinhas no sol ou em algum lugar arejado. "O local não é ventilado, tem alta umidade e a presença de água pode levar a proliferação de fungos, como o causador de corrimentos", afirma especialista.

Lavar com água quente é melhor do que com água fria? 

Mito. O aconselhável é lavar com água, seja quente ou não. Água quente só ajuda se estiver fervendo. "Água morna não esteriliza ou extermina as bactérias. Você pode usar água fria, deixar secando no sol e depois passar o ferro, assim seria perfeito", explica Bárbara. 

Pode misturar calcinhas com outras roupas na máquina de lavar ? 

Aconselha-se que não. "Colocar tudo junto na máquina mistura os germes e a sujeira. Como a vagina é mais sensível, pode causar infecções. Depois de lavar roupa com sabão em pó, bata uma vez a máquina só com água para limpar e até tirar resíduos do produto", diz a ginecologista.

Então, qual é o melhor jeito de lavar as roupas íntimas?

Especialista orienta que "A melhor forma é usar máquinas de lavar que consigam chegar aos 60°C por 30 minutos, mas também podemos imergir as peças em um produto desinfetante (próprio para tecidos) e depois lavar na mão ou em qualquer máquina.”

A Amazônia está queimando e Bolsonaro é em grande parte responsável

Para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Portal do Holanda estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral.

Copyright © 2006-2019 Portal do Holanda.