Vacina contra bronquiolite está disponível para gestantes em 148 unidades em Manaus
Manaus/AM - A vacina contra o vírus sincicial respiratório (VSR), que causa infecções como a bronquiolite, está disponível a partir desta segunda-feira (15), em mais de 140 unidades da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). O imunizante, ofertado gratuitamente por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), é indicado para gestantes a partir da 28ª semana, com o objetivo de proteger os recém-nascidos.
A vacina contra o VSR está disponível em 148 unidades da Semsa, distribuídas em todas as zonas geográficas da cidade. Entre elas estão oito unidades de horário ampliado, que funcionam até as 20h, de segunda a sexta-feira, e aos sábados, das 8h às 12h, além das Unidades de Saúde da Família (USF) Carmen Nicolau, na zona Norte, e da USF Maria Leonor de Freitas, na zona Oeste, com atendimento todos os dias, inclusive finais de semana e feriados.
A secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, relata que o município recebeu, do Ministério da Saúde, um lote inicial de 9 mil doses da vacina contra o VSR para início da imunização. Ela aponta que o vírus é a principal causa de infecções respiratórias em crianças menores de 2 anos, dentre elas a bronquiolite, que causa inflamação e acúmulo de muco nos pulmões, resultando em chiado no peito e dificuldade para respirar.
“Ao receber a vacina, a gestante produz anticorpos que vão chegar até a criança e protegê-la contra bronquiolite, pneumonia e outras doenças sérias causadas pelo vírus, principalmente nos primeiros seis meses de vida, quando ela está mais vulnerável”, explica a secretária.
Para receber a vacina, além do documento oficial de identificação e do cartão do SUS, a usuária deve apresentar o cartão da gestante ou o cartão do pré-natal, para confirmação da idade gestacional. A relação de locais, com endereços e horários de atendimento, pode ser consultada on-line pelo link https://bit.ly/44pYdLU.
Veja também
Bastidores da Política
O caso Benício e o poder do 'Fantástico' sobre a Polícia, a política e o Judiciário
ASSUNTOS: Amazonas