SES-AM reforça prevenção e diagnóstico precoce no Dia Mundial de Combate ao Câncer
Manaus/AM – No Dia Mundial de Combate ao Câncer, celebrado nesta quarta-feira (4), a Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) reforça a importância do diagnóstico precoce e da prevenção ao câncer de mama e de colo do útero, os dois tipos mais incidentes entre mulheres no estado.
Entre os avanços, está a implantação do Centro de Prevenção ao Câncer do Colo do Útero (Cepcolu), primeira unidade do Brasil dedicada exclusivamente à realização de conizações, com capacidade para até 3 mil procedimentos por ano. A rede pública também passou a contar com o teste de biologia molecular de DNA-HPV, mais eficaz que o Papanicolau na detecção do vírus responsável por mais de 70% dos casos de câncer de colo do útero.
O exame já está em fase de implantação em municípios e áreas indígenas, com destaque para o DSEI de Tabatinga, primeiro do país a adotar o rastreio por DNA-HPV associado à telecolposcopia. Outras iniciativas incluem a ampliação do Serviço de Rastreio do Câncer do Colo do Útero, o atendimento em comunidades ribeirinhas pelo Barco Hospital São João XXIII, a vacinação contra HPV para adolescentes de 9 a 14 anos e o uso de telelaudos para agilizar diagnósticos em parceria com instituições como o A.C. Camargo Cancer Center e o Inca.
De acordo com a secretária de Saúde, Nayara Maksoud, o enfrentamento ao câncer exige articulação entre União, estado e municípios, com foco em ampliar o acesso ao diagnóstico rápido e oportuno, fortalecer a prevenção e garantir tratamento especializado às mulheres amazonenses.
ASSUNTOS: Amazonas