Compartilhe este texto

Falha da Águas de Manaus trava drenagem e provoca alagamentos na Constantino Nery

Por Portal Do Holanda

04/02/2026 21h19 — em
Amazonas


Foto: Divulgação

Manaus/AM - Uma falha técnica na instalação da rede de esgoto da concessionária Águas de Manaus causou o bloqueio do sistema de drenagem e alagamentos na Avenida Constantino Nery nesta quarta-feira (4/2). A irregularidade foi identificada pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), que iniciou uma intervenção emergencial para desobstruir a via, uma das principais ligações entre as zonas Centro-Sul e Oeste da capital.

O problema foi descoberto após vistorias técnicas motivadas por queixas de moradores e comerciantes do bairro São Geraldo. Segundo a Seminf, a tubulação da concessionária "atravessava" a galeria do município, estrangulando a passagem das águas das chuvas e gerando retenção imediata no asfalto.

Serviço refeito

O prefeito em exercício e secretário de Obras, Renato Junior, subiu o tom contra a qualidade do serviço executado pela concessionária. Para o gestor, a prefeitura tem sido obrigada a atuar como "corretora" de erros técnicos da empresa privada.

"A equipe identificou que um trabalho da Águas de Manaus causou transtornos na nossa rede de drenagem, sendo implantada de forma atravessada. Hoje, as equipes se dedicaram a corrigir esse trabalho. Precisamos informar o que realmente acontece", disparou o secretário.

Impacto comercial e silêncio da concessionária

Além da falha estrutural, o acúmulo de lixo — incluindo um pneu removido de dentro da caixa coletora — agravava a situação. Para quem vive do comércio na região, a sensação é de abandono por parte da concessionária. O empresário Romualdo Almeida, de 79 anos, afirmou que a Águas de Manaus não se manifestou sobre o problema, apesar dos prejuízos diários causados pelo alagamento em frente ao seu estabelecimento.

A Prefeitura de Manaus reiterou que este não é um caso isolado e que intervenções para corrigir falhas da concessionária têm se tornado frequentes no cronograma da Seminf, onerando as equipes municipais e prejudicando a logística urbana da capital.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas