Especialista explica quatro segredos para um casamento feliz

Por Portal do Holanda

06/08/2015 6h17 — em Variedades


Uma especialista revelou quatro segredos para manter a união saudável e a felicidade dos envolvidos.

Em uma crônica no Barking Up the Wrong Tree divulgada pela revista Time, Eric Barker sublinha que “tudo o que pensávamos saber sobre casamento está errado” e destaca alguns segredos que a especialista Stephanie Coontz revela para ter um casamento feliz.

1. Os casamentos costumavam ser melhores antes? Nem por isso. No passado, os casamentos não eram melhores. Aliás, nem tinham nada a ver com amor. Os casamentos eram vitais enquanto instituição econômica e política.

2. Defina o que o casamento significa para você e para o seu parceiro. O casamento costumava ser uma instituição com regras rígidas. Hoje em dia, as relações são mais flexíveis. Isso porque se baseiam na liberdade total, destaca Stephanie. Ou seja, mais liberdade equivale a mais escolhas.

3. É preciso se comunicar e negociar. É necessário falar mais. A dica é dizer ao parceiro o que quer ou o que o preocupa, em vez de esperar que a cara-metade tenha as respostas. “Não se pode continuar a forçar o parceiro a seguir um papel social predeterminado ou estereótipo de gênero ou obrigar alguém a ficar em uma relação que não o satisfaça. ‘Ame, honre e negoceie’ têm de substituir as antigas regras rígidas”, explicam as psicólogas Betty Carter e Joan Peters.

4. O casamento deve basear-se na amizade e no respeito mútuo. A paixão desenfreada é ótima. Porém, basear o compromisso para a vida nesse tipo de emoções pode ser instável. Tem que haver amizade e respeito mútuo entre um casal para garantir que a relação aguente as provas que o passar do tempo apresenta.