Compartilhe este texto

Conheça a histórica piscina olímpica Georges-Vallerey

Por Folha de São Paulo

21/05/2024 11h08 — em
Variedades



SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Os Jogos Olímpicos de 2024 serão sediados na capital francesa pela primeira vez desde 1924, e muita coisa mudou nos cem anos que separam os eventos. A Paris do século 20 sediou competições em 17 modalidades esportivas, já a atual receberá 32 delas.

Na primeira metade do século 20, novos espaços foram criados para a ocasião. Entre eles, a Piscine des Tourelles, hoje conhecida como piscina olímpica Georges-Vallerey, a primeira piscina olímpica de 50 metros, que graças a uma parede removível e a um piso móvel, pode ser convertida em duas piscinas de 25 metros. Apesar de não sediar nenhuma competição aquática neste ano, o local foi renovado e será utilizado como local de treino de atletas.

Localizada no 20º arrondissement, a Georges-Vallerey é um legado para a história da cidade e promove eventos culturais. Em 2018, foi palco da final de polo aquático dos Gay Games, evento mundial esportivo que promove a diversidade sexual. Já em 2021, a Piscine Georges-Vallerey foi parte da Nuit Blanche, evento cultural no qual parisienses redescobrem patrimônios da cidade durante a madrugada.

Reaberta em abril, a piscina funciona diariamente tanto para o público geral quanto para atletas de alto nível, para múltiplas atividades de natação, hidroginástica e aquabike. A entrada individual custa 3,50 euros.

A Georges-Vallerey faz parte das 41 piscinas públicas listadas no site da prefeitura de Paris, que oferece informações como endereços, horários de funcionamento e preços de cada centro aquático.

PISCINE GEORGES-VALLEREY

- Onde Avenida Gambetta, 148, 20e arrondissement, Paris

- Preço 3,50€ entrada unitária

- Link: https://www.vallerey-piscine.fr/

- Acessibilidade: Acessibilidade Arquitetônica - Há acesso e circulação sem barreiras físicas, sanitário adequado e local reservado para cadeirantes com acompanhante


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Variedades

+ Variedades