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Advogado morto em queda de avião em SP coordenou recuperação de empresas no RS

Por Folha de São Paulo

07/02/2025 21h30 — em
Variedades



PORTO ALEGRE, RS (FOLHAPRESS) - O escritório do advogado Márcio Louzada Carpena, 49, tornou-se conhecido no Rio Grande do Sul por atuar em casos de recuperação judicial e reestruturação de empresas.

Carpena estava no avião de pequeno porte caiu na avenida Marquês de São Vicente, na altura do número 1.874, na Barra Funda, zona oeste de São Paulo, na manhã desta sexta-feira (7), e sua morte foi lamentada por instituições, como a OAB-RS (Ordem dos Advogados do Brasil).

Ele foi professor da Faculdade de Direito da PUC-RS (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul), mas pediu licença da universidade em 2009.

Ele também foi presidente da Academia Brasileira de Direito Processual e Civil, de 2003 a 2009.

O escritório de advocacia do qual Carpena era sócio fica no bairro Cristal, na zona sul de Porto Alegre, em um pequeno prédio em frente à orla do Guaíba e próximo à prainha do Iberê.

O escritório tem cerca de 140 colaboradores e atende clientes corporativos de pequeno, médio e grande porte, tanto do Brasil quanto de outros países.

O advogado coordenava a área contenciosa e de negócios, juntamente com os outros sócios.

Carpena foi, por exemplo, representante legal na venda da rede varejista Multisom, que tinha mais de 80 lojas no Rio Grande do Sul na época e faturamento anual de R$ 400 milhões, para a rede Schumann, de Santa Catarina em 2019.

O escritório também fez parte dos grupos que assessoraram o pedido de recuperação judicial da calçadista Paquetá, em 2019, que tinha o objetivo de reestruturar a empresa.

Foram cerca de dez meses de processo de preparação para a recuperação da empresa, que faturava anualmente na época R$ 1,3 bilhão, tinha mais de 10 mil funcionários, 11 fábricas e 148 lojas próprias.

Carpena também atuou como advogado de um processo semelhante em 2018 de recuperação judicial na Artecola, indústria de produção de adesivos para os segmentos movelereiro, calçadista e automotivo.

O escritório atuava, ainda, representando acionistas minoritários em uma disputa envolvendo a concessão de empréstimos entre a Smiles e a Gol.

Em nota, a OAB-RS lamentou a morte do advogado, destacando a trajetória desenvolvida por Carpena na advocacia.

"Em nome da advocacia gaúcha, nossa solidariedade à família, amigos e demais colegas nesse momento de consternação", disse o presidente, Leonardo Lamachia.

Também em nota, a PUC-RS lamentou o tragédia que vitimou o advogado e o piloto da aeronave.

"Como professor, atuou por oito anos (de 2001 a 2009) ministrando disciplinas como Processo Civil, Prática de Processo Civil e Direito Comercial. Neste momento doloroso, a PUC-RS manifesta seu pesar e sua solidariedade à família e aos amigos", escreveu a instituição.

A aeronave que caiu era um King Air F90, fabricado em 1981, com capacidade para até oito pessoas, e havia sido comprada em dezembro pela Máxima Inteligência Operações Estruturadas LTDA.

De acordo com o Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB), o avião foi fabricado pela Beech Aircraft e era um turbohélice de dois motores para sete passageiros, além do piloto.

Ele estava registrado apenas para operação de serviços privados, com veto para realização de táxi aéreo. De acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil, isso significa que a aeronave não tem permissão específica para realizar operações de táxi aéreo (locação a terceiros), não que não poderia voar.

A situação de aeronavegabilidade era normal e o Certificado de Verificação de Aeronavegabilidade (CVA) estava ativo e era válido até o fim de 2025.

A FAB (Força Aérea Brasileira) afirmou que investigadores do Seripa IV (Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) foram acionados para realizar a investigação do acidente.


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