Compartilhe este texto

Saiba como agir quando a criança flagra os pais fazendo sexo

Por Portal Do Holanda

20/10/2016 23h39 — em
Saúde e Bem-estar



Foto: Divulgação

Os pais não querem passar por uma situação constrangedora em ser flagrado pelo filho no momento íntimo. O ideal é se antecipar para que a cena possa ser evitada.

Em entrevista ao site UOL, a psicóloga Betty Monteiro, aconselha trancar a porta do quarto todos os dias, sendo costume a porta ficar fechada sempre, não vai despertar curiosidade de ninguém. E, deixar a babá eletrônica ligada para saber se a criança acordou.

No caso de haver crianças crescidas na família, informe que quando uma porta está fechada, sempre é preciso bater e depois esperar quem está no cômodo dar permissão ou não para entrar.

Segundo os especialistas na publicação da UOL, o tipo de reação a ser tomada pelos pais depende da idade da criança, mas independentemente da faixa etária, eles não podem jamais desqualificar o interesse dos filhos, muito menos supervalorizá-lo, caso o manifestem. 

Aos três anos, a criança possui ainda a cognição limitada, mas tem autonomia para andar pela casa e certa altura para alcançar a maçaneta da porta para abri-la. Então, a orientação é responder apenas se ela perguntar algo e, ainda assim, ser o mais breve possível e esperar que ela revele o que quer saber. Quando o filho expor, os pais devem devolver a pergunta. Por exemplo: se o filho questiona o que o casal estava fazendo, é recomendável que os adultos perguntem o que ele viu.

Por volta dos cinco e seis anos, é provável que a criança questione o que está acontecendo ou por que o casal está sem roupa (o que acontece principalmente se ela não está acostumada a ver os pais nus em situações corriqueiras, como no banho). O recomendável é dar explicações sem se prolongar e fazer isso, de preferência, fora do quarto. Em geral, basta dizer que papai e mamãe estavam namorando, como os adultos fazem.

Quando os filhos atingem os sete anos, para responder, não use vocabulário adulto. Prefira florear um pouco, até porque questões técnicas não interessam muito naquele momento. Fale que o casal estava fazendo amor. E, por fim, reforce a importância de sempre bater na porta e perguntar se pode entrar no quarto.

Se o casal não souber o que dizer, ficar sem graça ou algo assim, calma. Fale com a criança em outro momento e não a ignore.

 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Saúde e Bem-estar

+ Saúde e Bem-estar