Ministério da Saúde passa a recomendar mamografia a partir dos 40 anos
O Ministério da Saúde atualizou as recomendações para mamografia, agora permitindo que mulheres de 40 a 49 anos realizem o exame “sob demanda”, mediante vontade da paciente e indicação médica. Para mulheres de 50 a 74 anos, o rastreamento continua bienal, e acima dos 74 anos a decisão será individualizada.
A medida visa ampliar a detecção precoce do câncer de mama, principal exame de rastreamento do país, e será reforçada com unidades móveis em 22 estados, além de R$ 100 milhões para pesquisas sobre câncer de mama, colo de útero e colorretal.
O SUS também incorporou novos medicamentos e tratamentos, incluindo inibidores de CDK 4/6, trastuzumab entansina, supressão ovariana medicamentosa, hormonioterapia parenteral e terapias neoadjuvantes em estágios iniciais, ampliando opções para pacientes com tumores avançados e iniciais.
Veja também
ASSUNTOS: Saúde e Bem-estar