Fisiculturista morto por aneurisma aos 30: conheça os riscos dos anabolizantes
Com 8,8 milhões de seguidores no Instagram, o fisiculturista alemão Jo Lindner morreu na última sexta, vítima de um aneurisma. O influenciador admitia o uso de anabolizantes, substância que apresenta diversos riscos para a saúde, embora possa ser usado terapeuticamente, seu uso recreativo ou não supervisionado pode levar a problemas graves.
Embora não haja uma relação direta entre o uso de anabolizantes e o desenvolvimento de aneurisma, eles podem ter efeitos sobre o sistema cardiovascular que podem aumentar o risco de complicações cardiovasculares, incluindo a ruptura de um aneurisma existente.
Efeitos colaterais físicos: acne grave, queda de cabelo, crescimento excessivo de pelos, alterações na voz, aumento do risco de doenças cardiovasculares, problemas hepáticos, aumento do colesterol ruim (LDL) e diminuição do colesterol bom (HDL), pressão alta, retenção de líquidos, alterações no equilíbrio hormonal e diminuição da produção natural de testosterona. Além disso, o uso de anabolizantes em longo prazo pode afetar o sistema imunológico, a função renal e a saúde óssea.
Efeitos psicológicos: O uso dessas substâncias pode levar a alterações de humor, agressividade, irritabilidade, euforia, excitação excessiva (mania), depressão e até mesmo psicose. Esses efeitos podem ser intensificados em pessoas predispostas a distúrbios psiquiátricos.
Dependência e abstinência: O uso prolongado de anabolizantes pode levar ao desenvolvimento de dependência psicológica e física. Quando a pessoa para de usar os anabolizantes, podem ocorrer sintomas de abstinência, como fadiga, irritabilidade, insônia, perda de apetite e depressão.
Riscos para os jovens: Os anabolizantes são frequentemente utilizados por jovens atletas em busca de melhor desempenho esportivo ou de uma aparência física mais musculosa. No entanto, o uso de anabolizantes em pessoas jovens pode afetar o desenvolvimento e crescimento adequados, além de causar danos permanentes.
Riscos para mulheres: aumento de pelos, aprofundamento da voz, irregularidades menstruais, redução do tamanho dos seios e alterações no clitóris.
É importante ressaltar que o uso de anabolizantes sem acompanhamento médico adequado e prescrição é ilegal e representa um sério risco para a saúde. Sempre que houver dúvidas ou interesse em melhorar a forma física ou o desempenho esportivo, é fundamental buscar orientação de profissionais de saúde qualificados, como médicos e nutricionistas.
Veja Também:
O 2º cérebro: entenda como o intestino influencia nossas emoções
OMS deve declarar adoçante artificial Aspartame como alimento cancerígeno
ASSUNTOS: Saúde e Bem-estar