De alergia a gonorréia: conheça 4 doenças causadas pelo lençol sujo
Manaus/AM - O hábito de usar roupas sujas e não trocar a roupa de cama ajuda na proliferação de germes e bactérias, o que pode resultar no desenvolvimento de doenças graves como pneumonia, apendicite, gonorréia e alergias como eczema e rinite.
Especialistas explicam que o corpo excreta fluídos e óleos todas as noites durante o sono, juntamente com milhares de células mortas que atraem ácaros da poeira, que se alimentam e deixam fezes causadores de surtos alérgicos.
Os sintomas incluem coriza, tosse, espirros, coceira nos olhos e erupções cutâneas. Quando não são tratados, evoluem para doenças graves como pneumonias e infecções nos pulmões e sistema respiratório. Quando os parasitas entram no sistema digestivo a apendicite também é um risco.
Lençóis sujos também podem conter vários tipos de bactérias que podem espalhar infecções como a gonorréia. A Candida albicans também pode causar sapinhos e infecções urinárias.
Pesquisadores recomendam que os lençóis sejam trocados uma vez por semana. Pessoas com doenças transmissíveis como gripe, devem trocar diariamente, para impedir a proliferação da doença.
Veja também
ASSUNTOS: Saúde e Bem-estar