Ansiedade: crianças relatam vômito, insônia e medo intenso; veja sintomas
A bancária Maria Alves de 29 anos, não acreditava que crianças poderiam sofrer transtorno de ansiedade. Até que sua filha Melissa, de 6 anos, contou que sentia como se tivesse um pedaço de pão preso na garganta. O sintoma, fez com que a mãe refletisse sobre outros comportamentos da menina, como insônia antes de dias importantes, vomitar e ter as mãos muito suadas quando estava nervosa.
É importante estar atento aos sintomas da ansiedade para saber quando procurar ajuda. A psiquiatra Aline Sabino explicou ao Universa que os principais sinais são:
- Choro inesperado
- Crise de irritação por causas banais
- Medo de ir para a escola ou participar de atividades que já frequentava
- Perda de interesse em atividades que gostavam
- Medo de ficar longe dos pais, mesmo que por pouco tempo.
Psiquiatras afirmam que ansiedade não surge de um motivo isolado, mas da combinação de vários fatores como experiência difíceis ou traumáticas, personalidade, predisposição genética, condições físicas e a influencia do ambiente onde a criança vive, este último pode ser ainda mais decisivo que a carga genética para o quadro de ansiedade.
Melissa foi encaminhada para a psicóloga infantil, as sessões têm ajudado e a prática de esportes também é indicada para aliviar a ansiedade. A doença pode afetar pessoas em qualquer idade e de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2016, 13% da população entre 0 e 17 anos sofria de ansiedade, e as mulheres são duas vezes mais acometidas que os homens.
Veja também
ASSUNTOS: Saúde e Bem-estar